INTERADUS: Câmeras revelam o mundo submarino pelos olhos das baleias

Câmeras revelam o mundo submarino pelos olhos das baleias

Técnica de pesquisa está ajudando cientistas a elucidarem os hábitos dos maiores mamíferos do mundo.
Foto: Ari Friedlaender/WWF

As baleias guardam seus segredos nas profundezas dos oceanos. Sua distribuição e as principais áreas de alimentação são pouco conhecidas, mas uma técnica de pesquisa está ajudando cientistas a elucidarem os hábitos dos maiores mamíferos do mundo. O ecologista e explorador da National Geographic, Ari Friedlaender, em parceria com a ONG WWF, está usando um novo rastreador, e a expectativa é que o equipamento ajude na descoberta de novas informações sobre esses animais.

Trata-se de um “copo de sucção” preso facilmente ao corpo dos animais, de forma não invasiva, que contém sensores e uma câmera, que mostra aos pesquisadores o mundo aos olhos de uma baleia. Os estudos estão sendo realizados com jubartes e minkes na Antártica. Os rastreadores ficam fixados por um período entre 24 e 48 horas, e depois podem ser reutilizados.

Dessa forma, os cientistas estão sendo capazes de aprender sobre a vida social desses animais e recolher informações sobre o impacto da redução das camadas polares provocada pelo aquecimento dos oceanos. Com esses dados, os pesquisadores pretendem gerar recomendações de locais onde santuários marinhos devem ser criados e promover a proteção das baleias na Antártica.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

O que é o Zika Virus?

Ano Turbulento no Brasil. Crise financeira e politica sem tamanho, desastres ambientais, a corrupção cada vez mais revelada e agora temos um...